Ponto ideal da massa para se trabalhar com as máquinas
O ponto ideal para se trabalhar com a máquina é atingir uma textura macia e que não grude na mão.
Primeiro, destacamos a importância do uso de ingredientes de boa qualidade, isso vai ajudar a ter uma boa massa, tanto na textura, quanto no sabor. Para o preparo, recomendamos dissolver na água os temperos e ferver, para somente depois acrescentar a farinha de trigo e cozinhar.
Além disso, também recomendamos o uso da margarina ao invés do óleo, para garantir uma massa mais macia.
Conforme a massa vai chegando ao ponto certo de cozimento, ela vai desgrudando do fundo da panela. O ponto ideal é quando ela não gruda na mão, pois nesse caso a massa não irá grudar no seu equipamento.
Quando feita à mão, deve-se tomar cuidado para que a massa não fique com grumos de farinha. Por isso, também recomendamos o uso do Tacho, que além de agilizar a produção, garante uma massa uniforme.
Esse tipo de massa geralmente é feita a base de batata ou mandioca. Massas consideradas “pesadas” são as massas muito difíceis de serem manuseadas
Para as massas diferenciadas como a do bolinho de bacalhau, recomendamos acrescentar flocos de batata para que a massa não acabe "patinando" no equipamento.
Uma opção para trabalhar com empadas nas formadoras é a massa semi podre, pois ela é menos quebradiça que tradicional.
Quanto mais macia for a sua massa, mais facilmente ela passará pelo distribuidor do seu equipamento.
A diferença entre a massa podre e a semi podre, é a adição do líquido. A massa podre é feita de farinha de trigo, gemas e margarina; já na receita da massa semi podre é acrescentado leite ou guaraná. Dessa forma a massa fica mais macia e pode ser trabalhada com tranquilidade em seu equipamento.
Lembrando que a adaptação da massa podre para semi podre não altera o sabor, apenas a consistência da massa.
O ponto da massa semi podre, é o mesmo da massa cozida, ou seja, não deve grudar na mão.
As massas podem estar “grudentas” por diversos motivos, tais como: umidade na farinha, mal cozimento ou excesso de líquido na receita.
A farinha pode apresentar umidade por conta do tempo e a forma que ela foi colhida, por isso, indicamos que toda a farinha, antes de ser colocada na receita, deve ser peneirada.
Para trabalhar com massas doces, recomendamos um ambiente climatizado, e deixar a massa de um dia para o outro na geladeira. Isso irá tornar a massa menos "grudenta", o que facilita o manuseio do produto na sua máquina.
No caso da massa para brigadeiro, é necessário que você utilize um brigadeiro com ao menos 50% de cacau para que ela não açucare.
Fique atento no tempo de cozimento da sua massa doce para que ela não endureça demais.
As massas macias são as ideais para serem trabalhadas nas máquinas, pois devem passar com facilidade pelo equipamento, e o produto final ficará mais saboroso.
Utilize margarinas com pelo menos 75% de lipídeos, pois dessa forma sua massa ficará macia e não irá rachar durante a fritura.